A Criação

04/08/2011 00:00

Criação da Mulher

Deus identifica-se como "ajudador" de Israel (heb.'ezer) (Êx 18.4;Dt 33.7).A palavra não implica inferioridade.Descreve uma função mais do que digna.Ninguém perde o valor ao assumir com humildade o papel de auxiliadora.Como "auxiliadora" do homem, a mulher torna-se espiritualmente sua parceira na pesada tarefa de obediência a Deus e dominio sobre a Terra.Ela também recebeu papel importante na multiplicação das gerações (Gn 1028).A mulher,como amiga mais proxima do homem, deveria proporcionar-lhe companherismo e conforto (Gn 2.23-24).Ninguém poderia incorajá-lo e inpirá-lo mais do ela,que foi criada para esse fim.A frase "auxiliadora que lhe fosse idônea"(heb. kenegdo,lit. " correspondente ao que estava à sua frente") ocorre apenas aqui no versículo 20, enfatizando a correspondência entre homem e mulher.Designada para ser a perfeita contraparte do homem, a mulher não era nem superior,nem inferior,mas equivalente e igual ao homem em sua pessoalidade,enquanto diferente e única em sua função.

 Homem e mulher foram criados à imagem de Deus.A diferença esta em que o homem foi formado do pó da terra, e a mulher, a partir do homem.Ela corresponde perfeitamente ao homem, tem a mesma carne e o mesmo sangue e, como "imagem de Deus" , assim como o homem,é igual a ele em todas as maneiras (Gn 1.27).Pelo ato de criação em si,ela está inseparavelmente ligada ao homem.A unidade da raça esta assegurada (Gn 1.27-28); o valor e a dignidade da mulher estão afirmados (Gn 2.22); o fundamento do casamento cristão está estabelecido de maneira memorável (v. 24).

A mulher não é uma idéia tardia.O homem foi planejado e criado física, emocional, social e espiritualmente já com a criaçãoda mulher também planejada e assegurada.De fato, Deus disse que não era bom que o homem estivesse "só"; ele precisava da mulher (v. 18).Deus formou o homem "do pó da terra", mas fez a mulher da "costela" do homem (heb.tsela',lit."lado").

Deus utilizou Adão para expressar a singularidade da mulher num jogo de palavras.Mesmo a linguagem em si reflete a unidade que Deus planejou existir entre o homem (heb.ish) e a mulher (heb.ishshah).A expressão "ossos dos meus ossos e carne da minha carne" ocorre em outras passagens do Antigo Testamento como indicação de relacionamento sanguineo.Apesar do fato de Adão ter dado nome a Eva, isso não implica que tivesse uma posição superior à dela; na cultura oriental - e até hoje -, o ato de dar nomes é bastante significativo e, em muitos casos, implica autoridade e responsabilidade.Note, por exemplo, o ato de nomear os animais (vs. 19-20), a mudança do nome de José por Faraó (Gn 41.45), o novo nome de Matanias dado por Nabucodonosor (2Rs 24.17), e também a mudança de nome de Daniel e seus amigos pelo eunuco de Nabuco donosor (Dn 1.6-7).O nome da mulher é um reconhecimento de sua origem, da mesma forma que o nome de Adão aponta para o pó da terra como sua origem na criação (Gn 2.19, nota).